Diretoria de Turismo participa do lançamento da 3ª fase do Programa SP Ecoaventura desenvolvido por Setur-SP e Sebrae

Turismo - Segunda-feira, 19 de Setembro de 2022


Diretoria de Turismo participa do lançamento da 3ª fase do Programa SP Ecoaventura desenvolvido por Setur-SP e Sebrae

No último dia 14/09 (quarta-feira) a Diretoria de Turismo do município de Itatinga, por meio do Assessor de Turismo Edilton Ferreira de Souza, marcou presença no lançamento da 3ª fase do Programa SP Eco aventura, desenvolvido pelo SETUR -SP e SEBRAE, 

 O programa SP Eco aventuraestimula empreendedores que operam atividades de turismo de aventura a implementar um sistema de gestão para garantir a segurança dos turistas e melhorar a competitividade dos seus negócios. Dessa forma, muitas estratégicas, conselhos, tutorias e exposição de dados, bem como resultados alcançados por todo o programa em questão, o que se faz de enorme validade para o turismo de Itatinga e região, estão presentes a todo o momento, potencializando e capacitando de forma, produtiva e objetiva, a todos os que participam do mesmo.

 Vale lembrar que, a 3ª etapa marca o início da assessoria para a implantação da norma técnica de sistema de gestão de segurança em mais de 100 empresas do estado. Essa fase será executada pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura a (Abeta). Durante o lançamento da 3ª fase, estarão o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi, além de empresas e municípios que fazem parte do programa.

O Sebrae-SP e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) lançaram, nesta quarta-feira (14), a 3ª fase do Programa SP Ecoaventura, etapa que marca o início das consultorias para a implantação da norma técnica de sistema de gestão de segurança em mais de 100 empresas do estado, que operam atividades ligadas ao turismo de natureza e aventura, como tirolesa, rapel, rafting, arvorismo, caminhada, bicicleta, entre outras. Essa fase será executada pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA).

O objetivo do Programa SP Ecoaventura é apoiar as empresas na implementação da norma técnica ISO NBR 21101 — Sistema de Gestão da Segurança, para que estejam de acordo com os requisitos e aptas a receberem a auditoria da certificação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Diversas empresas entre as 100 que receberão as consultorias em oficinas presenciais e virtuais até o primeiro semestre de 2023 estiveram presentes no auditório do Sebrae-SP, na capital paulista. Todas já participaram de seminários e cursos de gestão com o Sebrae em temas como marketing, finanças, gestão de pessoas e planejamento estratégico. Nesta terceira fase, elas terão acesso ao conteúdo da norma técnica, que será apresentado durante o processo de assessoria.

“O turismo de ecoaventura é uma tendência no pós-pandemia e precisa estar ajustado às normas de segurança. Temos de melhorar o ambiente de negócios de modo a desenvolver, de forma sustentável, os empreendimentos do setor”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.

Para o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi, o turismo foi um dos segmentos mais afetados. Contudo, com o avanço da vacinação e a diminuição de casos graves de Covid-19, o setor passa a ser um dos mais prósperos e fundamental para o desenvolvimento econômico de São Paulo. 

“O Programa SP Ecoaventura é peça-chave para o turismo no Estado de SP. O ecoturismo atua como propulsor dos pequenos negócios gerando renda e melhorando a qualidade de vida principalmente em regiões em que o Índice de Desenvolvimento Humano é abaixo da média do Estado. O Sebrae-SP caminha junto com as pessoas que empreendem e geram riquezas aonde é mais necessário”, destaca.

De acordo com dados da Adventure Travel Trade Association, o mercado global de turismo de aventura representa US$ 683 bilhões em negócios. Em 2013 o valor estimado era de US$ 375 bilhões.

O setor cresce cerca de 20% ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Segundo levantamento da US News & World Report, o Brasil é o país número um do mundo quando o assunto é turismo de aventura. O ranking leva em consideração atributos como hospitalidade, clima, divertimento e cenário.

 

Turismo


Itatinga